English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Chinese Simplified

Foto do Dia

Foto do Dia
Related Posts with Thumbnails

domingo, 4 de julho de 2010

Os 7 pecados de Dunga que derrubaram o Brasil em 2010‏...


          Durante quatro anos de trabalho no comando da seleção brasileira, o técnico Dunga acumulou decisões polêmicas e bons resultados. Porém, o maior objetivo traçado pelo comandante não foi alcançado. Na última sexta-feira, a equipe perdeu para a Holanda por 2 a 1 pela Copa do Mundo e não conseguiu conquistar o hexacampeonato. Seguem abaixo os sete erros cometidos por Dunga que derrubaram o Brasil na África do Sul.


1. Estilo - O Brasil sempre foi referência de futebol ofensivo, dribles envolventes e jogadas de habilidade. Em 2010, o time comandado por Dunga abdicou da 'fantasia' e apostou no pragmatismo. A equipe era letal no contra-ataque, impecável na retaguarda, mas tinha sérias dificuldades quando o adversário se fechava na defesa e obrigava os pentacampeões a construir jogadas (como no empate por 0 a 0 com a Bolívia no Maracanã e na vitória suada por 2 a 1 diante da fraca Coréia do Norte).

(Brasil 0 x 0 Bolívia)

2. Veteranos inexperientes - Os 23 jogadores convocados por Dunga tinham uma média de 29,3 anos, sendo que o time titular tinha uma média de 27,5 anos. É a maior média de toda a história do Brasil em Mundiais. Isto porque quando o treinador assumiu a seleção, pregou a renovação da equipe montada em 2006. Apesar de experientes, dos 23 convocados, 16 jamais haviam entrado em campo por uma Copa do Mundo (Julio César e Luisão foram reservas há quatro anos) e apresentaram certa instabilidade durante as partidas.

(Julio César falha em gol decisivo para a eliminação brasileira na Copa)

3. Nervosismo - Como jogador, Dunga nunca fugiu de uma dividida. Como treinador, também não. O gosto por um confronto do técnico se transferiu para os jogadores do Brasil, que cometeram 78 faltas, levaram sete cartões amarelos em cinco jogos e ainda tiveram dois jogadores expulsos (Kaká e Felipe Melo). Com 13 faltas, o contestado lateral esquerdo Michel Bastos foi o que mais cometeu jogadas violentas. Esta instabilidade e falta de Fair Play (jogo limpo) impediu que a equipe pudesse mostrar seu bom futebol diante de Portugal (empate por 0 a 0) e Holanda (derrota por 2 a 1).

(Felipe Melo perde a cabeça e é expulso)

4. Físico - Nenhum jogador do Brasil se apresentou fora de forma, é verdade. Porém, nem todos estavam em suas melhores condições físicas. O caso mais emblemático foi o meia Kaká, que passou grande parte do ano fora dos gramados (por sofrer com uma pubalgia) e foi adquirir ritmo de jogo durante o Mundial. Luís Fabiano e Juan também tiveram vários problemas de lesão antes da Copa. Um dos principais jogadores da equipe, o goleiro Julio César teve que atuar com uma proteção nas costas para conseguir entrar em campo. Durante o Mundial, Elano, Felipe Melo e Julio Baptista também desfalcaram a equipe por sentirem dores, após entradas dos adversários.

(Kaká, Juan e Luís Fabiano estavam lesionados antes da Copa)

5. Reservas: dentro! - Dunga levou para a Copa do Mundo jogadores em quem ele confiava. Porém, muitos deles viviam 'inferno astral' em seus clubes. Felipe Melo, Doni, Kleberson e Julio Baptista eram reservas em suas equipes. Elano e Robinho não conseguiram se firmar no pouco tradicional Manchester City e tiveram que ser emprestados para conseguir jogar. Além disso, Michel Bastos, ponta-direita do decadente Lyon, foi improvisado como lateral esquerdo, assim como o lateral direito Daniel Alves teve que ser utilizado como meio-campista.
 (Banco de reservas sem opções)

6. Talentos: fora! - Enquanto jogadores que viviam péssima fase em suas equipes foram convocados, grandes nomes ficaram fora. Referências como os atacantes Adriano e Fred perderam posição na equipe para Grafite. Ronaldinho Gaúcho ficou fora para que Julio Baptista fosse chamado. Meias jovens e talentosos como Paulo Henrique Ganso e Carlos Eduardo, ficaram apenas entre os sete suplentes (que poderiam ser utilizados em caso de alguma contusão no grupo principal), enquanto Kleberson seguiu para a África do Sul. Opção para colocar fogo no jogo, o santista Neymar foi mais um esquecido, apesar de todos os pedidos da torcida.
(Jogadores "esquecidos" por Dunga)

7. Imprensa - A grande inimiga de Dunga. O técnico fechou treinamentos, se escondeu da torcida, respondeu de maneira ríspida durante entrevistas e de nada adiantou. Apesar de culpar a imprensa e a badalação dos jogadores pela eliminação da Copa do Mundo de 2006, o capitão do tetra teve um desempenho parecido ao dos comandados por Parreira: campeão da Copa América, da Copa das Confederações e eliminado nas quartas de final da Copa do Mundo. Enquanto se preocupava em tratar mal os repórteres, o comandante esqueceu de solucionar problemas da equipe, como a lateral esquerda e a falta de opções no banco de reservas.

(Dunga nunca teve a imprensa ao seu lado)

6 comentários... (Clique aqui e poste o seu!):

Rodrigo Carvalho disse... [Responder comentário]

Rapaz.parabéns!
Ficou excelente tua análise!

Eu mesmo não achei ruim a eliminação do Brasil,pois desde antes de saira escalação eu falei no meu blog e continue falando depois apoós as vitórias mentirosas e enganadoras de Dunga,que esta seleção não iria longe,que,no maximo cairia nas quartas-de-final,E.acertei em cheio.Pena que não apostei,ganharia um dinheirinho com isso,em cima do Sr. Coerência Dunga e da sua irresponsabilidaDE,arrogância,prepotência e má educação!

Obrigado Dunga por não me desapontar!
Você fez do jeitinho que eu imaginava!


Rodrigo Carvalho
Digão Futebol

Rodrigo Carvalho disse... [Responder comentário]

Valeu por adic o banner!

Rodrigo Carvalho
Goiânia-GO
Digão Futebol

Rodrigo Carvalho disse... [Responder comentário]

Leandro,bom dia.


Acabei de votar nas duas enquetes,porém:Cara tu esquecestes de colocar a CELESTE OLÍMPICA,o URUGUAI??

Como vi ontem em reportagens ,os jogadores brasileiros ,paraguaios e argentinos "FECHARAM" em apoiar o Uruguai,último sulamericano que restou.No meu blog subiu as apostas para o Uruguai,de 1 para 5 em apenas dois dias!

Coloque o Uruguai!


pelo menos em ouro do futebol nas Olimpíadas eles tem,são tradicionais em Copas também.

Lembrando que Dunga FRACASSOU tanto nas OLIMPÍADAS DE PEQUIM EM 2008 quanto na COPA DO MUNDO 2010"!

Não estou afirmando que Urugai ganhe,mas já está a frente do Brasil e da Argentina e,merece respeito.

Abraços.

Teu blog está de parabéns.Pelo menos uma vez ao dia eu visito vocês.

Rodrigo-Digão Futebol

Leandro Marchi disse... [Responder comentário]

Opa Digão!
Valeu mesmo pelo comentário!

Então cara, concordo plenamente com tudo que você disse e, se tivesse como, eu acrescentaria sim o Uruguai na enquete, mas quando fiz esta enquete, o Uruguai não inspirava confiança nenhuma que chegaria as semi. Mas valeu muito pelo toque!
Grande abraço pra você, parabéns pelo seu blog (show de bola!) e muito obrigado pela visita!

Pablo Almeida disse... [Responder comentário]

Gostei da análise. Realmente o Dunga quis dar uma de militar e esqueceu que era treinador.
Claro que se o Brasil fosse campeão eu diria que vc eh um idiota, né, mas como perdeu eu concordo rsrs

Leandro Marchi disse... [Responder comentário]

Hehehe... pois então Pablo! Se tivéssimos sido campeões nada disso aconteceria. Quando se ganha, tudo de errado é esquecido, porque deu certo! Mas como na Era Dunga o principal objetivo não foi alcançado, temos que procurar "culpados" por isso. É assim que a vida funciona...
Obrigadão pelo seu comentário!
Seja bem vindo SEMPRE!
Abraços!